Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cerimônia cívico-militar comemora os 152 anos da Retomada de Corumbá.

 

(Corumbá - MS) Na tarde desta quarta-feira 12 de junho, no Jardim Independência, foi realizado a solenidade cívico-militar comemorativa aos 152 anos da Retomada de Corumbá. A cerimônia teve participações de militares da Marinha, Exército, Aeronáutica e Forças Auxiliares, além de autoridades civis e estudantes.

Durante a cerimônia militar, foi realizada aposição de uma corbelha de flores junto ao busto do Tenente-Coronel Antônio Maria Coelho, pelo Senhor Roberto Gomes Façanha- Presidente da Câmara Municipal de Corumbá, do Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz - Cmt do 6º Distrito Naval (6º DN), pelo Gen Bda Ronaldo Morais Brancalione - Cmt da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), pelo Senhor Dom João Aparecido Bergamasco-Bispo da Diocese de Corumbá e pela Sra Dória Coelhotrineta  do Ten Cel Antônio Maria Coelho. Logo após, foram prestadas as Honras Militares, com a execução do Toque de Patrono.

Ao final da cerimônia o Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, Gen Bda Ronaldo Morais Brancalione, enalteceu a importância da data para a história do país.

História – Em janeiro de 1865, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança, Corumbá foi ocupada militarmente por tropas paraguaias lideradas pelos coronéis Vicente Barrios e Izidoro Resquin. A invasão tinha o propósito de aprisionar os habitantes e tomar o gado existente para o abastecimento do exército paraguaio.

Corumbá permaneceu sob ocupação paraguaia durante um pouco mais de dois anos, sendo retomada em 13 de junho de 1867, pelas tropas lideradas pelo Tenente Coronel Antônio Maria Coelho.

 

Foto 2

 

 

 

Foto 3

 

 

 

Foto 4

 

foto 6

Fim do conteúdo da página