Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira participa das Comemorações dos 241 da cidade de Corumbá.

Corumbá (MS) – No dia 21 de setembro, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), Brigada Ricardo Franco, participou do desfile cívico-militar em Comemoração aos 241 anos da cidade de Corumbá.

          Corumbá foi fundada no dia 21 de setembro de 1778 pelo Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira. A ocupação da região teve início ainda no século XVI quando, com a expectativa de encontrar ouro, a área do atual município foi explorada pelos portugueses, que começaram a chegar em 1524.Durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), a Freguesia de Santa Cruz de Corumbá - nome que recebeu na emancipação - foi palco de uma das principais batalhas do conflito, sendo ocupada e destruída por tropas de Solano Lopez em 1865. A partir de 1870, ao ser retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, a cidade começou a ser reconstruída. Na mesma época, imigrantes europeus e de outros países sul-americanos chegaram, impulsionando o desenvolvimento local. Como resultado, Corumbá foi o terceiro maior porto da América Latina até 1930.

        A cidade iniciou atividades industriais na década de 1940, com a exploração das reservas de calcário - excelente para a indústria do cimento - e de outros minérios. No fim dos anos 1970, o turismo passou a ser explorado, revelando nova infraestrutura e viabilizando a restauração das construções históricas. Com o Pantanal ocupando 60% de seu território, Corumbá passou a ser chamada de Capital do Pantanal, constituindo-se o principal portal para o santuário ecológico.Além da 18ª Bda Inf Fron, participaram do desfile o 6º Distrito Naval (6º DN), as Forças Auxiliares locais, a banda de música e instituições de ensino municipais, estaduais e particulares, instituições e agremiações de Corumbá.

Os grupamentos desfilaram a pé e motorizados mobilizando a população local que prestigiou o evento.

 

FOTO 1

 

FOTO 2

 

FOTO 3

 

FOTO 4

 

FOTO 5

 

FOTO 6

 

FOTO 7

FOTO 8

 

 

Fim do conteúdo da página