SVP - Seção de Veteranos e Pensionistas
LOCALIZAÇÃO:
R. Pôrto Carreiro nº 31 esquina com a R. Tiradentes, próximo à rodoviária.
CEP: 79311-091
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
De 2ª a 5ª feira das 07h00min às 13h00min
6ª feira das 07h00min às 12h00min
ATENDIMENTO AOS VETERANOS E PENSIONISTAS
De 2ª a 6ª feira das 08h00min às 10h00min
SERVIÇOS DA SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA 9ª REGIÃO MILITAR
– Análise e concessão de auxílio-funeral;
– Contratação de serviço de traslado de corpos;
– Concessão de quota assistencial para portadores de necessidades educacionais especiais;
– Análise de processos relativos a auxílio-financeiro.;
– Condução do Programa Pé-na-Estrada;
– Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro
(PPREB); e
– Programa de Apoio Socioeconômico (PASE).
Apresentação Anual:
- A apresentação anual do inativo será sempre no mês do aniversário;
- É dever do inativo ou pensionista manter sua apresentação em dia;
- A não apresentação na data prevista, sem justificativa, implicará em solicitação de bloqueio do pagamento no mês subseqüente;
- A apresentação em outro órgão pagador tem validade por apenas 2 (dois) meses;
- A apresentação deverá ocorrer pessoalmente no Órgão de Inativos e Pensionistas, não podendo ser realizado por intermédio de procurador;
- Em outras situações poderá ser apresentada procuração, contudo, a mesma deverá ser arquivada junto a pasta de habilitação a pensão militar e terá validade por 6 (seis) meses.
Perguntas mais Frequentes:
1) Como fazer a Identidade Militar?
R: O militar inativo ou pensionista deverá comparecer ao OPIP para verificar se os dados cadastrais estão corretos e atualizados, para só assim ser encaminhado ao Posto de Identificação para fazer sua identidade.
2) Como consigo meu contracheque?
R: Através do site do CPEx (www.cpex.eb.mil.br), digitando seu CPF e colocando a margem consignável de seu contracheque como senha no primeiro acesso, e após isso, poderá mudar a sua senha.
3) O que fazer em caso de óbito, para receber o auxílio-funeral?
R: Deverá comparecer ao OPIP com a certidão de óbito do inativo, pensionista ou dependente e seus documentos pessoais, comprovando o vínculo.
4) Como faço para transferir minha vinculação para outra SIP/OPIP?
R: Deverá comparecer ao seu OPIP de vinculação e preencher o requerimento.
5) Posso me apresentar em outra cidade ou estado?
R: Sim. O militar inativo ou pensionista pode se apresentar na SIP ou OPIP em outra cidade ou estado, de posse de seus documentos pessoais.
6) Como acompanho meu processo?
R: Através do site da 9ª Região Militar (www.9rm.eb.mil.br), deverá clicar no link (Inativos e Pensionistas) e depois na aba (Consulta de Processos) e preencher com seu Número Único de Processo (NUP).
7) Como faço para receber os proventos por outro banco?
R: Deverá comparecer ao OPIP com o extrato de sua nova conta bancária, solicitando a mudança de domicílio bancário, através de um requerimento.
8) Como faço para receber o auxílio-invalidez?
R: Deverá comparecer ao OPIP e solicitar uma Inspeção de Saúde, de posse dos documentos médicos que comprovem a doença especificada em lei, que dá direito ao benefício.
9) Como faço para obter a Isenção do Imposto de Renda?
R: Deverá comparecer ao OPIP e solicitar uma Inspeção de Saúde, de posse dos documentos médicos que comprovem a doença especificada em lei, que dá direito à isenção do IR.
10) Como faço no caso de perder ou danificar o cartão FuSEx e incluir ou recadastrar dependente do FuSEx?
R: Se perder ou danificar o cartão, deverá comparecer ao OPIP e solicitar emissão de um novo cartão. No caso de inclusão ou recadastramento de dependente, deverá comparecer ao OPIP e fazer a solicitação, observando-se que o recadastramento, será realizado somente após sindicância para comprovar a situação de dependência.
** Outras informações poderão ser obtidas através do site da 9ª Região Militar (www.9rm.eb.mil.br), clicando no link (Inativos e Pensionistas) e também através do site da Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (dcipas.dgp.eb.mil.br)
Redes Sociais