Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Operação ÁGATA PANTANAL VIII

Reduzir a ocorrência de delitos e crimes transfronteiriços, aumentando a presença do Estado na região e levando atendimento à população de Porto Murtinho – MS.

Corumbá (MS) – No período de 27 a 31 de maio, foi realizada a Operação ÁGATA PANTANAL VIII, uma Operação Conjunta e interagências, coordenada pelo Ministério da Defesa e composta pelo Comando do 6º Distrito Naval (6º DN) e 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), com a colaboração da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil).

O Comando Conjunto, empregou tropas na região de Corumbá, Bodoquena, Ladário e Porto Murtinho, abrangendo aproximadamente 750 km de linha de fronteira, e contou com a participação de cerca de dois mil militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de agentes dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF).

Durante o período foram realizadas operações preventivas e repressivas, sendo realizadas em torno de 1270 vistorias em veículos terrestres e embarcações fluviais.

Na Operação foi realizada uma ação cívico social (ACISO), com apoio do Posto Médico da Guarnição de Corumbá, visando levar atendimentos aos cidadãos da cidade de Porto Murtinho. Foram realizados 94 atendimentos básicos de saúde (clínico geral e ginecologia), beneficiando aproximadamente trezentos moradores.

O êxito alcançado na Operação Ágata ocorreu devido à grande integração e comprometimento, provenientes da união de esforços entre as Forças Armadas e os OSPF no combate aos delitos transfronteiriços e no fortalecimento da presença do Estado brasileiro na fronteira oeste.

 


 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página